Palestra de Internacionalização
Inicialmente começou a se falar sobre a BRICA, que são países que apresentam grandes taxas de crescimento, os seus níveis de desenvolvimento são baixos e isso possibilita o crescimento. Os países que compõem a BRICA são: Brasil, Rússia, Índia, China e Angola.
A tecnologia é um fator muito importante para a internacionalização. Com ela, conquistou-se avanço nas comunicações, possibilitando uma comunicação rápida e confiável; conquistou também avanço no transporte possibilitando um deslocamento mais rápido de bens e pessoas entre os continentes e o ponto principal seria no avanço dos processos de produção, onde diminuem os custos de produção.
Redução das barreiras de comércio por meio da criação de acordos como a NAFTA e o MERCOSUL e por meio de contínuas reduções de tarifas negociadas através do GATT e da WTO ajudam na internacionalização das empresas.
A Internet está alterando a forma de negócios, pois altera o formato dos mercados e dos controles; muitas empresas de pequeno e médio porte podem vencer as tradicionais barreiras à exportação ou de participação nos negócios internacionais; o desenvolvimento de times virtuais e facilita o compartilhamento de conhecimento dentro e entre firmas.
Quais seriam os motivos para uma empresa atuar no mercado estrangeiro?
Incentivos governamentais;
Mercado doméstico saturado;
Obtenção de maiores lucros;
Melhora na imagem do produto no mercado interno;
Diversificar mercados e riscos;
Disponibilidade de produtos diferenciados;
Aparecimento de oportunidades de mercados em crescimento;
Ameaças de empresas internacionais no mercado interno.
Como se vê, o ingresso no mercado internacional é influenciado por fatores que podem ser desde determinar a sobrevivência de uma empresa, a se obter maiores lucros. Oportunidades estas que devem fazem uma empresa