Resenha - Artecola
TÓPICOS ESPECIAIS EM COMÉRCIO EXTERIOR
Prof. José Carlos Lehn
"CASE INTERNACIONALIZAÇÃO - ARTECOLA"
Lisiane Kunst Bohnen
Diretora Executiva América Latina
Alexandre Astolfi
Gerente Geral Artecola México
Novo Hamburgo, 24 de agosto de 2013.
A empresa Artecola é a 3° maior fabricante de adesivos da América Latina sendo a maior de capital Latino Americano. Apesar de ser uma empresa familiar, é de governança corporativa implementada de conselho com maioria de independentes. Teve sua fundação no ano de 1948. Atualmente, conta com aproximadamente 2.100 colaboradores no Brasil e cerca de 428 no exterior. A Renda Líquida do ano de 2012 foi de R$ 496 milhões e projetada para o ano2013 é de R$ 650 milhões. Hoje a empresa possui com 11 plantas no Brasil e 7 plantas no exterior. Cerca de 23% da Renda Líquida vem de suas plantas no exterior. É a 16º empresa mais internacionalizada do Brasil (ranking FDC).
A palestrante Lisiane Kunst apresentou as diferentes marcas que compõem o Grupo Artecola, entre elas: Afix, Artebord, Mvc, Poloplast e Arteflex. Nos mais diversos segmentos desde construção cívil, calçados, calçados de segurança até o setor automotivo. Este último corresponde atualmente por 30% da participação no mercado. O principal foco da palestra foi o processo de internacionalização da empresa. Compondo as fases de internacionalização estão: a exportação e os acordos contratuais, estes dois não modalidades não acionárias e oferecem menos risco as empresas. Nas fases de Joint Ventures e Subsidiarias de total propriedade, são modalidades acionárias e que envolvem mais riscos as empresas.
Com o processo de internacionalização da Artecola a empresa detectou a necessidade de acessar novos mercados para cumprimento da Intenção Estratégica, identificoi a tendência de consolidação do mercado de adesivos na América Latina. E viu a oportunidade de assim obter um maior poder de