aluno
COLÉGIO TÉCNICO INDUSTRIAL DE SANTA MARIA
CURSO TÉCNICO EM SOLDAGEM
DIODO
TRABALHO TÉCNICO
FAGNER PORTELLA FIALHO
Santa Maria, RS, Brasil
2014
DIODO
FAGNER PORTELLA FIALHO
Trabalho acadêmico apresentado ao Curso Técnico em Soldagem do Colégio Técnico Industrial de Santa Maria, como requisito parcial para obtenção da aprovação na disciplina de Eletricidade.
Orientador: Profº Marcelo Freitas da Silva
Santa Maria, RS, Brasil
2014
INTRODUÇÃO
Neste trabalho iremos abordar o um componente eletrônico chamado Diodo, vamos conhecer as suas funções, características e aplicações.
DIODOS
Os diodos são componentes eletrônicos formados por semicondutores. São usados como semicondutores o silício e o germânio, que em determinadas condições de polarização possibilitam a circulação de corrente. Externamente os diodos possuem dois terminais: ânodo (A) e o catodo(K), A junção PN assim formada fica com dois terminais. Ao terminal ligado ao semicondutor do tipo P, dá-se o nome de Ânodo (A). Ao terminal ligado ao semicondutor do tipo N, dá-se o nome de Cátodo (K).
A junção PN pode ser ligada a uma fonte de alimentação de corrente contínua de duas formas diferentes: 1. Polarização direta – Liga-se o terminal positivo (+) da fonte de alimentação ao terminal P da junção e, portanto, o terminal negativo (-) da fonte ao terminal N da junção semicondutora.
2. Polarização inversa - Liga-se o terminal positivo (+) da fonte de alimentação ao terminal N da junção e, portanto, o terminal negativo (-) da fonte ao terminal P da junção semicondutora. Na polarização direta, o díodo conduz fortemente, pois tem uma resistência elétrica interna muito baixa.
Na polarização inversa, o díodo praticamente não conduz pois tem uma resistência elétrica interna muito elevada – diz-se que está ao corte!
Os LED’s (light