pag 44
1. Qual a importância de se conhecer a história da Psicologia?
É imperativo que quem se proponha estudar psicologia, assim como qualquer outra área de conhecimento, busque entender como foram elaborados conceitos e teorias, como também alguns destes foram superados, ou seja, como se deu a construção do conhecimento a cerca da disciplina em questão para que se possa avançar a partir daí.
2. Quais as condições econômicas e sociais da Grécia Antiga que propiciaram o início da reflexão sobre o homem?
Sua localização geográfica, a religião não dogmática, o regime de governo e as conquistas territoriais que fizeram da Grécia a maior potência da época.
3. Quais as contribuições fundamentais para a Psicologia apontadas nos textos de Sócrates, Platão e Aristóteles? Sócrates compreendeu que o que separa o homem dos demais animais é a razão e que ela é a essência de nossa humanidade. Platão vai além e procura definir um lugar para a razão no corpo humano, propôs que este lugar seria a cabeça, onde se encontra a alma, a medula seria o elemento de ligação da alma com o corpo. Já Aristóteles defendia que a alma não pode ser dissociada do corpo e que todos os seres vivos são dotados de alma sendo que os vegetais possuem alma vegetativa, os animais sensitiva e os seres humanos além das duas anteriores a alma racional, ele também estudou a as diferenças entre razão, percepção e sensações.
4. Com a hegemonia da Igreja, na Idade Média, qual a contribuição de Santo Agostinho e São Tomás de Aquino para o conhecimento em Psicologia? Para Santo Agostinho a alma não era somente sede da razão, mas a prova da manifestação divina no homem e sendo a alma também sede do pensamento, a Igreja passa a se preocupar com sua compreensão. Tomás de Aquino encontra argumentos racionais para justificar os dogmas e garante a Igreja a hegemonia no estudo do psiquismo.
5. Em qual período histórico situa-se a contribuição de Descartes para a Psicologia?