Antropologia Teológica - Revolução Industrial
1. Qual foi o fator que desencadeou a Revolução Industrial?
Revolução pode ser definida como uma mudança fundamental no poder político ou na organização estrutural de uma sociedade (fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Revolu%C3%A7%C3%A3o).
Visto que a Revolução Industrial afetou muito mais a sociedade do que o poder político, conclui-se que foi uma revolução causada por alguma mudança estrutural na sociedade. E essa foi a mudança de sistema econômico; do mercantilista, para o capitalista (fonte: http://www.juliobattisti.com.br/tutoriais/adrienearaujo/historia025.asp). Não foi uma mudança que aconteceu de uma hora para outra. Muito menos o capitalismo em seu início era igual ao de hoje. Existem muitas semelhanças entre os dois sistemas, alguns inclusive, ainda acreditam que o mercantilismo é vigente até os dias de hoje (fonte: http://fopea.wordpress.com/2012/03/05/o-mercantilismo/). Porém, existem, entre eles, algumas diferenças. As duas mais significativas entre elas, para o objetivo desse texto, são o controle do Estado sobre a economia, e os métodos de produção (fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Capitalismo).
No mercantilismo o Estado intervinha muito na economia, controlando preços, juros (fonte: http://machete-vingador.blogspot.com.br/2009/03/capitalismo-ou-mercantilismo.html) e, muitas vezes, freando o crescimento da economia, para que esse não fosse descontrolado e acabasse por desfavorecer o desenvolvimento da nação como um todo. Já no início do capitalismo (segunda metade do século XVIII), essa intervenção do Estado passou a ser cada vez mais rara, permitindo um crescimento descontrolado da economia (fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Mercantilismo).
Quanto aos modos de produção, o mercantilismo era baseado na produção artesanal, com todo o processo sendo controlado e feito pelo próprio artesão (fonte: http://www.juliobattisti.com.br/tutoriais/adrienearaujo/historia025.asp). Isso não permitia uma produção em massa, que