Eu e os outros
DIAS, Reinaldo. Fundamentos da Sociologia Geral. 1ª ed. Valinhos: Alínea, 2010. pp. 15-48 (PLT 254)
Sociologia como autoconsciência da sociedade:
- Breve histórico do surgimento da Sociologia
O que é SOCIOLOGIA * Sociologia: “Autoconsciência crítica da realidade social”. Ciência que estuda os fenômenos sociais. - A Sociologia procura emancipar o entendimento humano sobre a sociedade desvencilhando-se do senso comum. Possui discursos e métodos científicos próprios.
Principais áreas de interesse das ciências sociais: * Sociologia: estuda as maneiras de organização da sociedade, sua divisão em classes, os padrões de mobilidade social. * Antropologia: estuda asa culturas e suas formas de expressão social. * Ciência Política: investiga as organizações de poder, Estado e governo nas sociedades.
O sociólogo nunca se conforma com a primeira explicação que lhe fornecem, ele sempre investigar de forma mais profunda em busca dos verdadeiros significados e sentido de tal fenômeno ou comportamento.
Segundo Peter Berger, “a primeira verdade revelada pela sociologia é que as coisas não são o que parecem ser”. * Podemos dizer então que a Sociologia é “filha” da Modernidade, conseqüência das profundas transformações na Europa do século XIX com as chamadas Revoluções Burguesas. * Modernidade: conjunto de experiências históricas ambíguas e conflituosas que marcaram a sociedade européia em meados do século XIX até a atualidade. Um período de profundas transformações sociais, econômicas e políticas.
Aspectos importantes para a sociedade moderna: 1. Desenvolvimento da sociedade burguesa e consolidação de sua hegemonia e valores. Criação do Estado Burguês. Com isso surge uma nova configuração social e o sistema feudal entre em colapso. 2. Consolidação do capitalismo como modo de produção e declínio do feudalismo
A critério didático podemos dividir o período das revoluções burguesas em três aspectos: