ciências sociais
Ciências Naturais
Professora: Ângela Cristina
Umila Morais da Silva
Lindomar de Aquino Firmino
Natal 2014
1 - Para o autor a visão clássica da ciência foi erigida sobre duas premissas. Quais são? Comente sobre elas. (pag. 14 e 15)
R-A primeira foi o modelo newtoniano, segundo o qual existe uma simetria entre o passado e futuro. Estava-lhe subjacente uma perspectiva quase teológica: a exemplo Deus, nós podemos chegar a certezas, e por esse motivo não precisamos distinguir entre passado e futuro, uma vez que tudo coexiste num eterno presente. A segundo premissa foi o dualismo cartesiano, ou seja, o pressuposto de que existe uma distinção fundamental entre a natureza e os seres humanos, entre a matéria e a mente, entre o mundo físico e o mundo social/ espiritual.
2 - A partir da pag. 20 até a 22 o autor descreve o processo de transformação e revitalização da universidade, como espaço de construção e consolidação das ciências sociais. Como você entendeu este processo?
R - As faculdades de teologia perderam importância – por vezes desaparecendo completamente, de outras vezes dando lugar a simples departamentos de estudos religiosos no interior das faculdades de filosofia.
3 - O autor define o âmbito de atuação dos filósofos e da ciência positiva(social). Quais são? pag. 26 e 27.
R- Os filósofos iriam aplicar ao mundo social a lógica da mecânica (aperfeiçoado pela versão laplaciana do protótipo de Newton) e a ciência positiva visava a libertação total relativamente à teologia e à metafísica.
4 - A partir da pag. 30 o autor relata o surgimento e evolução das diversas disciplinas que compõem as ciências sociais. Quais são essas disciplinas? Fale como cada uma surgiu e com que objetivo.
História a história é de longa data, porem ela veio se desenvolver no século XIX.
Sociologia, Jurisprudência,