Fichamento do Livro Antropologia para quem não vai ser antropólogo
Autor: Rafael José dos Santos Editora: Tomo Ano de Publicação: 2005
Assunto: Antropologia Área: Antropologia Nº de páginas: 80
Palavras-chave: Antropologia, Evolucionismo social, Etnocentrismo, Positivismo, Meio e Raça.
Resumo Geral
O autor tem como intenção dar ferramentas para o leitor conseguir criar uma ideia, um conceito para o que é a antropologia. De forma simples e com uma linguagem acessível, pontua e explica alguns conceitos antropológicos que se tornaram crenças silenciosas dentro do senso comum. Ele destrincha correntes teóricas, conceitos e fundamentos utilizando exemplos para facilitar a compreensões complexas, para um público pouco familiarizado com a temática antropológica.
Primeiramente procura dar significado para o estudo dessa disciplina em outros cursos que aparentemente não têm correspondência com a Antropologia. Coloca a importância do olhar antropológico da realidade, que pode estar em temas muito variados. O profissional possui uma visão diferenciada de assuntos também de outros eixos temáticos, o que pode contribuir para um melhor aproveitamento do conhecimento destes.
O que é, como surgiu?
As ciências sociais surgiram em um contexto de grandes mudanças sociais, econômicas e políticas na segunda metade do século XIX. Foi neste período que países como a França e a Alemanha consolidaram seus sistemas capitalistas por meio da Revolução Industrial e mudaram toda a lógica de funcionamento da sociedade, trazendo graves problemas sociais e revoltas operárias. Na França o interesse maior era o estudo daquela nova sociedade, já na Inglaterra a questão etnográfica era mais forte. Desta maneira, surge a sociologia como uma ciência da sociedade industrial, e expressão dela mesma. Ela surge para entender esses problemas sociais
A Antropologia aparece para estudar as novas culturas advindas da expansão do capitalismo,