Fichamento: Cultura um conceito antropológico
LARAIA, Roque de Barros. Cultura: um conceito antropológico. 23 Ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2009.
Apresentação
“O presente trabalho pretende introduzir o leitor ao conceito antropológico de cultura. [...].” (p.7) “O livro está dividido em duas partes: a primeira, que se refere ao desenvolvimento do conceito de cultura a partir das manifestações iluministas até os autores modernos; a segunda parte procura demonstrar como a cultura influencia o comportamento social e diversifica enormemente a humanidade, apesar de sua comprovada unidade biológica.” (p.8)
Primeira parte – Da natureza da cultura ou da natureza à cultura
“Este volume trata da discussão de um dilema: a conciliação da unidade biológica e a grande diversidade cultural da espécie humana. Um dilema que permanece como o tema central de numerosas polêmicas [...] “A natureza dos homens é a mesma, são os seus hábitos que os mantêm separados”. (p. 10) “Se oferecêssemos aos homens a escolha de todos os costumes do mundo, aqueles que lhes parecessem melhor, eles examinariam a totalidade e acabariam preferindo seus próprios costumes, tão convencidos estão de que estes são melhores do que todos os outros”. (p. 11) “Desde a antiguidade, foram comuns as tentativas de explicar as diferenças de comportamento entre os homens, a partir das variações dos ambientes físicos”. (p. 13)
“Contudo, explicações deste gênero não foram suficientes para resolver o dilema proposto [...]”. (p. 14)
“Qualquer um dos leitores que quiser constatar, uma vez mais, a existência dessas diferenças não necessita retornar ao passado [...] Basta comparar os costumes de nossos contemporâneos que vivem no chamado mundo civilizado”. (p. 14 e 15)
“[...] as diferenças de comportamento entre os homens não podem ser explicadas através das diversidades somatológicas ou mesológicas. Tanto o determinismo geográfico como o determinismo biológico [...] foram incapazes de resolver o dilema proposto no início deste