Fichamento Cultura: Um conceito antropológico
Resumo:
No sexto capítulo (Teorias modernas sobre cultura), o livro procura sintetizar os conceitos de cultura. O autor apresenta as teorias propostas por Roger Keesing que primeiramente considera cultura como processo seletivo, sendo ela, transmitida de geração em geração, podendo adaptar a população. Segundamente considerando cultura como sistema cognitivo, como criação da mente humana e como sistemas simbólicos.
1ª: cultura como processo seletivo
1- Cultura é um padrão de comportamentos socialmente transmitidos. Inclui tecnologias, organização econômica e política, agrupamento social, crenças e práticas religiosas.
2- Mudança cultural é como a seleção natural. O homem precisa se adaptar para sobreviver.
3- “A tecnologia, a economia de subsistência e os elementos da organização social diretamente ligada à produção constituem o domínio mais adaptativo da cultura. Neste domínio começam as mudanças adaptativas ramificadas posteriormente. Porém, as posições do materialismo cultural proposta por marxistas, o evolucionismo cultural de Elman Service e os ecologistas culturais apresentam algumas divergências.” (p. 60)
4- A cultura pode adaptar o controle da população, da subsistência, da manutenção do ecossistema, entre outros.
2ª: As teorias idealistas são divididas em três abordagens:
1- Cultura como sistema cognitivo, um sistema de conhecimento.
2- Cultura como criação da mente humana. Claude Levi Strauss tenta descobrir os princípios da mente que geram o mito, a arte, o parentesco e linguagem. Para ele o pensamento humano está submetido a regras inconscientes.
3- Cultura como sistemas simbólicos. Desenvolvida por dois antropólogos: Clifford Geertz e David Schneider. Para Geertz todos os homens são geneticamente aptos para receber um programa, no caso, a cultura. Uma criança, ao nascer, pode ser socializada em qualquer cultura, porém a amplitude de