Fichamento da Obra- Cultura um conceito antropologico
ACADÊMICA: **************
DISCIPLINA: ANTROPOLOGIA
PROF.: **********
CURSO: DIREITO (NOTURNO) - 2ª FASE
*FICHAMENTO DA OBRA:
LARAIA, Roque de Barros. Cultura: Um conceito antropologico, 15ª edição. Rio de Janeiro, Editora Jorge Zahar Editor.
“(...) Na verdade, cada qual considera bárbaro o que não se pratica em sua terra.” (Pag.13)
“São velhas e persistentes as teorias que atribuem capacidades específicas inatas a “raças” ou a outros grupos humanos. Muita gente ainda acredita que os nórdicos são mais inteligentes do que os negros; que os alemães têm mais habilidade para mecânica; que os judeus são avarentos e negociantes; que os norte-americanos são empreendedores e interesseiros; que os portugueses são mais trabalhadores e pouco inteligentes; que os japoneses são trabalhadores, traiçoeiros e cruéis; que os ciganos são nômades por instinto, e, finalmente, que os brasileiros herdaram a preguiça dos negros, a imprevidência dos índios e luxúria dos portugueses.” (Pag. 17)
“Os fatores que tiveram um papel preponderante na evolução do homem são a sua faculdade de aprender e a sua plasticidade. Esta dupla aptidão é o apanágio de todos os seres humanos. Ela constitue, de fato, uma das características específicas do Homo Sapiens.” (Pag. 18)
“(...) O comportamento do indivíduo depende de um aprendizado, de um processo que chamamos de endoculturação. Um menino e uma menina agem diferentemente não em função de seus hormônios, mas em decorrência de uma educação diferenciada.” (Pags. 19/20)
“O determinismo geográfico considera que as diferenças do ambiente físico condicionam a diversidade cultural.” (Pag. 21)
“A grande qualidade da espécie humana foi a de romper com suas proprias limitações: um animal frágil, provido de insignificante força física, dominou toda a natureza e se transformou no mais temível dos predadores. Sem asas, dominou os ares; sem guelras ou membranas proprias, conquistou os mares.