ANTROPOLOGIA PARA QUE NÃO VAI SER ANTOPOLOGO
FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS
LICENCIATURA EM LETRAS
ÍTALO DE SOUZA DANTAS MOREIRA
FICHAMENTO:
Antropologia para quem não vai ser antropólogo
Fichamento apresentado no curso de Direito da Faculdade AGES como um dos pré-requisitos para a obtenção da nota parcial da disciplina Licenciatura em Letras no 4º período, sob a orientação da professora Silvia Michele Lopes Macêdo de Sá.
Paripiranga
Abril de 2014
SANTOS, Rafael José dos. Antropólogia para quem não vai ser antropólogo. Porto Alegre: Tomo Editorial, 2005.
RESUMO:
Rafael José dos Santos é doutor em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP, 2003), com período de bolsa sanduíche do CNPq na Columbia University (NY, 1995/96). É mestre em Antropologia Social (UNICAMP, 1992) e bacharel em Ciências Sociais, modalidade Antropologia (UNICAMP, 1986). Atua como professor e pesquisador no Mestrado em Letras, Cultura e Regionalidade e no Mestrado em Turismo da Universidade de Caxias do Sul, RS, além de docente de graduação da mesma universidade. Atualmente coordena o Grupo de Pesquisa "Comunicação, Turismo e Hospitalidade" da INTERCOM - Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação. Tendo publicado várias obras como: Antropologia para que não vai ser antropólogo; Das fronteiras do império; Turismo e antropologia.
I O que é, como surgiu
1. O que é Antropologia?
2. Como surgiu? Um pouco de história “É bastante complicado definir a Antropologia pelo(s) seu(s) objeto(s) de estudo, sabe por quê? Porque eles são tantos quantas são as coisas que fazemos em sociedade!” (p. 19).
O autor nos mostra que é difícil existir definição do que é Antropologia, ele simplesmente inicia pensando no conceito, tendo dado seus primeiros passos aproximadamente na segunda metade do século XIX, na Europa. Também não podemos deixar de esquecer as relações de força e poder envolvendo países centrais e países e regiões subjugados direta