Resumo de Filosofia da Cultura
INTRODUÇÃO
O que é filosofia? A filosofia é um processo crítico criativo que busca a universalidade, o sentido dos por quês (especulação: fundamentos; teoria; ontologia) e o para quê (praticidade; ética). A ciência se ocupa com o particular, busca o como fazer, realizar, funcionar as coisas.
O que é a cultura? Cultura é obra humana, fruto da presença humana, é criação, invenção, realidade exclusiva do SH pela sua potencialidade. A cultura não é um objeto como os demais, pois se acentua o aspecto da criatividade, pois a mesma dá sentido as coisas.
Na cultura subjaz, no mínimo duas realidades (conceitos) que se complementam: a) Ideia de progresso (quantidade); b) Ideia de desenvolvimento (qualidade).
A partir do século XX é que começou a aparecer e ser valorizado esses aspectos. No século XXI isso é indispensável para uma sociedade.
O que é filosofia da cultura? A filosofia da cultura não está preocupada com a análise das particularidades da cultura (música, dança, pintura). A filosofia da cultura faz uma dialética entre abstração e concretude. Muitos pensadores dizem que abstratamente ela não existe, inexeste. Porém, o SH vive e se desenvolve em determinada cultura.
A cultura é perceptível, palpável, isto é, concretamente ela existe. Não há a cultura, mas sim varias culturas. Existe tantas culturas quanto sociedades. É ela que dá sentido para a vida e da vida.
Não há como definir a cultura, pois o termo definir advém do latim: de+finir = finis – fim, limite. De cultura se tem somente a noção e não definição.
Aculturação: adoção e assimilação de cultura alheia submeter (-se) a tal processo de aculturação
Inculturação: não-cultura, está fora de uma cultura, é ignorante de tal cultura.
Enculturação: assimilação da cultura, inserir-se, enchertar-se numa cultura por livre vontade
1.0 – Realidade da Cultura (Noção real)
A relação do ser humano e suas obras nos leva a cultura. Esta cultura como obra vai se constituindo e organizando