Valla Lorenzo
Célebre por sua aplicação dos novos padrões humanistas de crítica a documentos usados pelo Papado em apoio de seu poder temporal. Em 1440 publicou o seu panfleto contra a Doação de Constantino, que provou efetivamente que o famoso documento, pelo qual a autoridade imperial romana teria sido transmitida ao Papado, era espúrio.
Valla foi também um filósofo de prestígio, e preocupado, com sua maestria lingüística, em que não se perpetuassem antigos erros decorrentes de traduções defeituosas de Aristóteles e da Bíblia.
Obras[editar | editar código-fonte]
De voluptate (Sobre o prazer)
L'arte della grammatica, (Sobre a Arte da Gramática), sob os cuidados de Paola Casciano, Milano, Mondadori (Fundação Lorenzo Valla), 1990 (terceira edição 2000)
La falsa donazione di Costantino, obra de 1517, reeditada por Gabriele Pepe, Firenze, Ponte alle Grazie, 1992
Scritti filosofici e religiosi, editor Giorgio Radetti, Florença, Sansoni, 1953
Repastinatio dialectice et philosophie, texto latino editado por Gianni Zippel, Pádua, Antenore, 1982 (dois volumes)
Dialectical Disputations, texto latino e tradução inglesa sob os cuidados de B. P. Copenhaver e L. Nauta (Biblioteca renascentista I Tatti), Harvard University Press, 2012 (dois volumes).
Coleções incompletas das obras de Lorenzo Valla, foram publicadas em Basileia em 1540 e em Veneza em 1592, e De Elegantiis foi reimpressa aproximadamente sessenta vezes entre 1471 e 1536.
Opera omnia, Basel 1540; obra reimpressa com um segundo volume (Turin: Bottega d'Erasmo, 1962).
Repastinatio dialectice et philosophie, ed. G. Zippel, 2 vols. (Primeira edição crítica das três versões: Padua: Antenore, 1982).
Elegantiae linguae Latinae, (Sobre a elegância da língua latina), editada por S. López Moreda (Cáceres: Universidad de Extremadura, 1999).
De vero falsoque bono, editor M. de Panizza Lorch, Bari, 1970.
Collatio Novi