hitoriador e suas fontes
A IMPORTÂNCIA DAS FONTES ORAIS E MATERIAIS PARA O REGISTRO HISTÓRICO
RIBEIRO, Adriana dos Santos¹
SILVEIRA, Marcos César Borges da²
Universidade Federal do Amazonas – UFAM
O ofício do historiador é estudar a passado e interpretá-lo a fim de estabelecer uma visão a respeito de determinado fato. Durante este processo é necessário que o mesmo estabeleça um diálogo com o passado. Isto é possível através de um processo investigativo onde o historiador chega a determinadas fontes, encontra-las requer métodos, técnicas e abordagens, estas por sua vez podem responder as indagações do pesquisador ou ainda, leva-lo a formar uma nova pergunta a respeito do assunto que se tem em foco. De modo que este processo pode resultar em uma nova interpretação de determinado acontecimento.
No campo da pesquisa há fontes que são denominadas como primárias e secundárias, desta forma cabe ao historiador reconhecer as mesmas e definir sua confiabilidade. Documentos oficiais como testamentos, registros paroquiais, patrimônio cultural, obras de arte, testemunhos, tradição, vestígios arqueológicos, moedas e tudo o que for capaz de expressar a ação humana através do tempo denomina-se como fonte primária. Resultados de interpretações das fontes primárias como filmes e pesquisa realizada por outros historiadores podem ser chamados de fontes secundárias.
_______________________
¹ Graduanda do Curso de História, 1º Período, Noturno - Universidade Federal do Amazonas - UFAM
² Professor do Departamento de História da UFAM, Doutor em História UFRGS
Cada fonte tem a sua importância no campo histórico seja ela escrita ou oral. A única forma para que o historiador possa observar e estudar o passado é em contato com as fontes, contudo, não pode ser considerada uma verdade absoluta. Ela está sujeita a diferentes interpretações, pois sofre influência da época em que foi produzida, por quem foi produzida e com que objetivo foi produzido.
As fontes orais e a