Erwin Panofsky
O Significado Nas Artes Visuais Iconografia e Iconologia: Uma introdução ao estudo das Arte do Renascimento
Biografia:
ERWIN PANOFSKY
Panofsky nasceu a 30 de Março de 1892, na capital da Alemanha Hanôver. Tornou-se um crítico e historiador de arte e veio a ser um dos principais representantes do método iconológico, tema do livro O Significado nas Artes Visuais. Foi também discípulo de Aby Warburg, grande historiador de arte alemão, célebre pelos seus estudos sobre o ressurgimento do paganismo no renascimento italiano e no qual se inspirou para criar as suas próprias teorias e defender o seu ponto de vista. Panofsky graduou-se na Universidade de Friburgo em 1914, com uma tese sobre o pintor alemão Albrecht Dürer.
Em 1916 casou-se com Dora Mosse, também uma historiadora de arte, com quem teve dois filhos, os quais se formaram um em física e outro em meteorologia. Em 1924 publica sua primeira grande obra intitulando-se de Idea: uma contribuição para a história das ideias na história da arte, onde expõe os seus estudos e análises sobre a história da teoria neoplatónica na arte. Entre 1921 e 1933 foi professor na Universidade de Hamburgo.Com a tomada dos nazistas ao poder, abandonou a Alemanha e mudou-se para os Estados Unidos, onde começou a lecionar no Instituto para Estudos Avançados da Universidade de Princeton (1935-1962), Harvard (1947-1948) e Nova Iorque (1963-1968).
Para Panofsky a História da Arte é uma ciência em que se definem três momentos inseparáveis na leitura das obras de arte na sua globalidade: a leitura da imagem, a interpretação do seu significado iconográfico e a correspondência do seu conteúdo essencial como expressão de valores simbólicos. Ao longo da sua vida estudou e analisou mais profundamente a arte medieval e a do Renascimento, estando definidos no seu livro Renascimentos e Renascimentos na Arte Ocidental. Panofsky morre em Princeton, Nova Jérsia no ano de 1968.
Introdução: