Estudante
Mistura homogênea: é uma mistura onde no final do processo de união de substâncias, estas já não podem ser identificadas como no início, tais substâncias sofrem dissolução, ou seja, a mistura dessas substâncias somente produz uma fase. Isso quer dizer que toda mistura homogênea é uma solução, ou seja, mistura homogênea é um conjunto de substâncias solúveis entre si. Um exemplo é a mistura da água com álcool: quando misturadas essas duas substâncias é impossível distinguir o álcool da água.
Gases sempre formam misturas homogêneas exceto quando suas densidades forem muito diferentes, como o hexafluoreto de urânio (UF6) com hélio (He).
Mistura heterogênea: é uma mistura em que apresenta duas ou mais fases, ou seja, é possível visualizar os elementos que as compõe. Esta mistura é caracterizada por componentes que estão misturados, porém não dissolvidos. Exemplo: água + óleo + areia. (3 fases) ou água + areia (2 fases) Observação: a visualização não é necessariamente ao olho nu, se é detectado fases no ultra microscópio ou é separado fases em uma ultra centrífuga caracteriza uma mistura heterogênea. É o caso do sangue e do leite. Algumas misturas:
Peneiração
O que é a peneiração? A peneiração é uma técnica de separação de misturas heterogéneas, que se baseia na diferença de tamanhos das partículas das substâncias que constituem a mistura sólida.
Como acontece a peneiração?
Esta separação é feita por peneiros, a rede dos peneiros possui uma malha que permite a passagem das partículas sólidas de menores dimensões e retém as maiores.
Catação
O que é a catação? Catação é um processo químico ultilizado na separação de uma ou duas substâncias sólicas com volume notável.