Projeto de educação ambiental : o consumo de combustível utilizado por usuários de carros flex.
Projeto de Educação Ambiental:
OPÇÃO DE CONSUMO DE COMBUSTÍVEL EM VEICULOS FLEX
Projeto de Educação ambiental Curso de Graduação em Pedagogia da Universidade Paulista –UNIP Orientadora: Prof.ª. Dra. Sonia Silveira Ruiz
Bauru-SP
2014
Introdução Devido a ampla aceitação dos veículos flex, que utilizam etanol com combustível, o uso comum do termo veiculo flex virou sinônimo de veiculo flexível. 5
Veículos flex estão equipados com um motor de combustão interna á quatro tempos, que tem a capacidade de ser reabastecido e funcionar com mais de um tipo de combustível, misturados no mesmo tanque e queimados na câmara de combustão. O veiculo de combustível flex mais comum disponível no mercado mundial utiliza etanol como segundo combustível1.
No estado de São Paulo, em geral os consumidores preferem etanol, levando em consideração o preço fixado por eles mesmos como aceitável. Quando o valor ultrapassa esse limite, a opção de combustível é facilmente trocada, mesmo sem o cálculo que comprove que a gasolina seja de fato mais vantajosa economicamente2.
Você certamente analisa apenas o preço, mas tem que também analisar a poluição gerada pela produção e queima do combustível, a absorção de CO2 durante o crescimento da cana-de-açúcar (que, segundo padrões internacionais, neutraliza a emissão de tal gás durante seu uso em automóveis), a geração de empregos ( lembre-se que a gasolina utilizada no país não totalmente produzida por nós)