ARTIGO TECNOLOGIAS CRITICAS em 2030
MBA – Gestão de Negócios Automotivos
O cenário dos próximos 30 anos em relação à tecnologias críticas.
2015
Resumo
Este documento tem como objetivo apresentar quais serão as tecnologias críticas para os próximos 30 anos. A indústria automotiva é uma das mais competitivas quando o assunto é tecnologia, e devido a essa concorrência, componentes que há um ano atrás eram moda, hoje já são categorizados como obsoletos. Isso acontece devido o aumento da frequência do atendimento das necessidades e também das características de seus clientes. Podemos dizer também que outra variável direta nesse processo de ciclo do uso dos produtos é resultado das exigências na legislação tanto de segurança quanto ambiental. Estuda-se que nas próximas gerações o ser humano não terá poder de condução sobre seu veículo e passará a ser um passageiro onde terá a oportunidade e conveniência de gerir seus compromissos e manusear seus aparelhos eletrônicos em uma viagem para o trabalho por exemplo, com a segurança garantida no que cerne aos acidentes por colisão ou por atropelamento.
Diante do cenário atual do setor automotivo, foi realizada uma pesquisa sobre as tendências em relação as tecnologias críticas que condicionam o mercado da indústria automotiva. A competitividade cada vez mais acirrada, a inovação e a exigência desenfreada do consumidor no Brasil e no mundo, apontam questões relevantes e rumores para reavaliar e reformular os planos estratégicos do setor provisionando o mercado para os próximos 30 anos. Essa análise procura sintetizar uma visão para o futuro sobre os objetivos estratégicos para o segmento de industrias automotivas global.
Alguns fatores importantes se destacam nesse assunto. Um exemplo disso é a tendência para o conflito entre os tipos de fontes de energia para abastecer a indústria frente à escassez de recursos naturais. Em complemento, a questão do processo de substituição ou reaproveitamento