Fichamentos e Resumos Final
CIÊNCIAS SOCIAIS
ANTROPOLOGIA I
FICHAMENTOS E RESUMOS REFERENTES AO PRIMEIRO PERÍODO
Nesse arquivo estão contidos todas as fichamentos referentes aos textos do programa e também os resumos referentes aos autores que foram apresentados.
Aluno: José Rafael de Oliveira Neto
Belo Horizonte
2015
Resenha:
Evolucionismo Social - Frazer
A antropologia é uma das áreas do conhecimento que propõe-se a estudar o ser humano como um todo e não só mirando em parâmetros ligados a sua estrutura mental e física, mas também estabelecer uma conexão entre as várias raças de homem visando conhecer as suas afinidades. Analisando uma série extensa de fatos pode-se conhecer, analisar e interpretar os parâmetros do pensamento e das instituições humanas. Outra função agregada a antropologia é de descobrir as leis gerais que conduziram a história no passado e que, se a natureza se comportar de maneira uniforme, essas mesmas leis também podem conduzir o futuro.
Frazer trata a esfera antropológica social como a "embriologia do pensamento humano" e das instituições humanas. Primeiramente verificando os hábitos e as relíquias deixadas por povos considerados selvagens. Frazer sempre parte do pressuposto que toda civilização tem evoluído a partir da selvageria.
Para a antropologia social é de vital importância o estudo da vida selvagem pois à partir da analise de seus costumes e crenças é possível obter evidências da evolução do pensamento humano. Os povos mais selvagens de hoje sem dúvida alguma são muito mais evoluídos comparados ao povos primitivos. São considerados selvagens quando são comparados a civilizações modernas mais civilizadas, mas, de nenhuma forma pode ser igual àquela dos primeiros homens. A antropologia social tem um ponto fraco, ela consegue dizer e explicar muito bem o homem primitivo no seu sentido relativo, mas não cosegue o mesmo quando o homem primitivo é analisado no