Padronização e analise do tiosulfato
2 NaOH + Cl2 → NaOCl + NaCl + H2O
Os produtos obtidos a partir dessa reação são o hipoclorito de sódio, havendo também a formação de cloreto de sódio.
O Hipoclorito de Sódio é um sal inorgânico cuja fórmula molecular é NaOCl, apresentando massa molar 74,44 g mol-1, densidade 1,07 - 1,14 g /cm3 (produto comercial), ponto de fusão 18°C e ponto de ebulição 101°C.
No Brasil, a água sanitária é um produto muito utilizado, independente da classe social, porém só pode ser legalmente comercializada com o registro da ANVISA, que realiza periodicamente fiscalizações com o objetivo de verificar se as empresas estão obedecendo às regras de fabricação, definido pela portaria nº 89/94 onde o teor de cloro ativo é estabelecido entre 2,00% p/p a 2,5% p/p durante o prazo de validade, estabelecido de no máximo de seis meses (ANVISA, 2009).
O método comumente utilizado para verificação do teor de cloro ativo na água sanitária é o método por iodometria, O método de titulação iodimétrica indireta (iodometria), corresponde a titulação do iodo liberado em reações químicas.
O iodo é titulado comumente com uma solução de Tiosulfato de sódio, que deve ser devidamente padronizada para realizar o experimento. Pois a solução padrão de tiossulfato de sódio é a mais importante para as análises de água, atuando nas determinações de oxigênio dissolvido, cloro residual e cloro ativo. Infelizmente Na2S2O3 . 5H2O, não é padrão primário porque não se pode assegurar o grau de hidratação além do que as