Teoria psicosocial
De acordo com Erikson, quatro primeiros estágios ocorrem a primeira infância e a meninice, o quinto durante a adolescência; o três ultimo estágio ocorre a partir da maturidade incluindo a velhice. Esses estágio contribui para a formação de personalidade.
Confiança básica versus desconfiança básica.
As situação de conforto e as pessoas responsáveis pelo conforto torna-se familiares e identificáveis pela criança. Devida a confiança e a familiaridade com a figura materna, o bebê atinge um estado de aceitação no qual aquela pessoa pode ausentar-se por algum tempo. O primeiro estágio da vida é o estágio da ritualização numinosa. Para Erikson, numinoso significa ficar a percepção, pelo bebê da presença consagrada da mãe, de seu olhar, sustentação, toque, sorriso, alimentação chamado e outro reconhecimentos, que ele ente virem da mãe.
O reconhecimento do bebê pela mãe confirma a segurança do bebê sobre si próprio e sobre a reciprocidade da mãe. A falta de reconhecimento pode causar o alheamento na personalidade da criança; um sensação de separação e abandono.
Autonomia versus vergonha e dúvida.
Estágio anal-muscular, a criança descobre que a obrigações, privilégios e limitações que são estabelecidas para elas.
Este estágio que promove a liberdade de auto-expressão e ternura. O autocontrole proporciona a criança um sentimento duradouro de entusiasmo e orgulho, a perda do autocontrole pode causar um sentimento constante de vergonha e dúvidas.
O valor da vontade aparece nesse segundo estágio da vida. A vontade é a força crescente para fazer escolhas livres, decidir e exercitar o autodomínio e adaptar-se.
Erikson chama a ritualização deste estágio de criteriosa, a criança começa a julgar-se e a diferenciar entre o certo e o errado. Iniciativa versus culpa
É o estágio genital-locomotor da psicossexualidade, é o da iniciativa uma idade de expansão do domínio e da responsabilidade. A iniciativa combina com a