volumetria de neutralização
Introdução:
Análise volumétrica ou volumetria refere-se a todo o procedimento em que se mede o volume de duas soluções que reagem uma com a outra, sendo uma solução de concentração conhecida e a outra contendo a substância a ser dosada. A solução em que se deseja determinar a concentração recebe o nome de titulado, analito, já a substancia de concentração conhecida recebe o nome de titulante, que geralmente é uma solução obtida a partir de um padrão primário, mas que pode ser também uma solução comum padronizada. Padrão primário pode ser uma substância química sólida ou liquida estável, que não absorve nem libera umidade e que possui alto peso molecular. É denominado primário porque através dele determina-se diretamente a concentração exata da solução a ser padronizada.
A solução padronizada é aquela em que a concentração, expressa em normalidade ou molaridade, é conhecida com quatro números decimais, necessários devido à precisão com que as balanças analíticas pesam o décimo miligrama. Entre as soluções mais usadas estão: NaOH (hidróxido de sódio), HCl (ácido clorídrico), e o Na2S2O3 (tiosulfato de sódio).
O processo de medição de volumes é conhecido como titulação. A titulação é feita de modo que pequenos volumes da solução de reagente, o titulante, são adicionados ao analito, o titulado, até que a reação termine e a partir da quantidade de titulante adicionado é possível calcular a quantidade de analito presente. Existem vários tipos de titulação, como por exemplo, a titulação ácido-base, titulação de oxidação-redução e a titulação de complexação.
Um dos métodos de identificação do titulante e do titulado é o colorímetro. Método que consiste em adicionar um indicador ácido-base que muda de cor quando atinge seu ponto de equivalência. Em meios ácidos (pH baixo e H3O+ elevado), predomina a forma ácida do indicador e visualiza-se a cor respectiva, já em meios