Relatório de Análise Quantitativa
Disciplina: Análise Quantitativa
1. Introdução
A titulação redox, ou volumetria de oxirredução, quantifica o analito por meio da estequiometria de uma reação redox com o titulante, na presença de um indicador de viragem. A diferença de potencial entre as espécies envolvidas, agente oxidante e agente redutor, é o fator responsável pela ocorrência de reação.
Dentre as titulações mais utilizadas, destacam-se a permanganimetria, a qual utiliza permanganato como titulante (sendo esta uma reação auto indicativa devido ao desaparecimento da coloração violácea do permanganato após a viragem); a dicromatometria, utilizando-se como titulante o dicromato (Cr2O7)2-; a iodimetria, utilizando o iodo diretamente como titulante e a iodometria, utilizando o iodeto como redutor.
Em relação ao indicador redox, este é um composto que altera sua coloração quando passa de seu estado oxidado para seu estado reduzido ou vice-versa. É importante ressaltar que a visualização do ponto final é melhor observada quando maior for a diferença de potencial entre as espécies.
O hipoclorito de sódio pode ser quantificado através da iodometria, uma vez que o iodo liberado provém da oxidação do iodeto pelo hipoclorito, sendo quantificado em outra reação pelo Na2S2O3 padronizado.
2. Objetivos
O objetivo desta prática é quantificar o teor de cloro ativo em uma amostra de água sanitária comercial, através do padrão secundário Na2S2O3 ( Tiosulfato de sódio), o qual fora padronizado com KIO3 ( iodeto de potássio).
3. Materiais e métodos
3.1. Vidrarias e reagentes
Balança eletrônica digital;
Papel toalha;
Pesa filtro;
Bureta 50,00 mL;
Pipeta 25,00 mL;
Balão volumétrico de 250,00 e 500,00 mL;
Funil;
Bécher;
Erlenmayer;
Bastão de vidro;
Suporte universal;
Garra para bureta;
Solução de Na2S2O4;
Amostra de água sanitária comercial;
KIO3 padrão;
KI 20 % e 10%;
H2SO4 5%;
Goma de amido;
Ácido acético 1:2;
3.2.