residos
Introdução:
Por muito tempo se teve a água como um recurso natural renovável e inesgotável, hoje se percebe uma modificação nesse paradigma. A escassez de água em algumas regiões é reflexa de fatores climáticos, elevada concentrações populacionais e econômicas, poluição de mananciais, ocupação desordenada do solo, entre outros. Os recursos hídricos podem ser descritos como a parcela de água doce disponível e que pode ser utilizada para alimentação e realização de trabalhos pelo homem, a um custo acessível. Pode – se dizer que o gerenciamento de recursos hídricos nada mais é do que adotar medidas a fim de se minimizar os impactos da ação do homem sobre estes recursos.
O gerenciamento de recursos hídricos na indústria canavieira é necessário tanto para benefício da empresa quanto para população local. Administração adequada dos recursos hídricos utilizados no processo, bem como o aproveitamento dos rejeitos gerados, além de diminuir custos para a empresa também evita a poluição dos mananciais, sendo que estes geralmente também abastecem a população, sendo assim, com o gerenciamento dos recursos hídricos a contaminação das fontes de água será minimizada.
Através de referencial bibliográfico e de visitas p ara conhecimento de plantas industriais se demonstrou que a gestão ambiental consciente é primordial para que não acabe com a fonte da vida faunística, florística, flora e seres humanos de modo que a natureza sobreviva com o desenvolvimento industrial sustentável. Pensando dessa forma estabeleceram-se como objetivos para esse trabalho demonstrar o que é gerenciamento de recursos hídricos e como ele é feito na indústria canavieira nos setores de fermentação e destilação. Para tal buscou-se entre as usinas da região a que economizava mais água e através do conhecimento do processo de utilização dos recursos hídricos na planta industrial, foi possível a visualização de ponto onde