Estat Stica
ANA BEATRIZ MATTOS
GIULIA CIPRANDI
RELATÓRIO 1
Florianópolis
2014
Ana Beatriz Mattos
Giulia Ciprandi
RELATÓRIO 1
Primeiro relatório da disciplina de Estatística e Probabilidade para Ciências Exatas, visando concluir o plano de ensino da matéria.
Florianópolis
2014
INTRODUÇÃO
Este trabalho explicará conceitos relacionados à materia de Estatística e Probabilidade para Ciências Exatas. Os tópicos abordados são inferência e análise descritiva univariada e bivariada de variáveis qualitativas e quantitativas, que incluem a capacidade de avaliação de variáveis separadamente, bem como a avaliação de uma possível dependência entre duas variáveis. Assim, os dois tipos de variáveis importantes para o desenvolvimento do relatório são as independentes e as dependentes.
ESTATÍSTICA DESCRITIVA
A estatística descritiva é o conjunto de métodos para organização e descrição de dados representativos de uma variável. Artefatos para apresentação incluem tabelas, medidas e gráficos, todos representam mais intuitivamente o comportamento da variável. As variáveis são características que podem ser observadas ou medidas em relação ao tópico pesquisado. Para cada uma há apenas um resultado possível. Elas podem ser consideradas qualitativas ou quantitativas.
As variáveis qualitativas são as que são observadas em forma de categorias, e podem ser qualitativas nominais ou qualitativas ordinais. Variáveis qualitativas nominais são quando suas categorias não apresentam uma ordem entre si, por exemplo, sexo é uma variável qualitativa porque pode ser dividida em sexo feminino ou masculino, e é nominal porque não existe uma ordem entre elas, uma não é melhor que outra. Já as qualitativas ordinais possuem uma ordem entre si, como “péssimo, ruim, neutro, bom, ótimo”. As variáveis quantitativas podem ser divididas entre variáveis quantitativas discretas ou contínuas. As