Estat Stica
A palavra ESTATÍSTICA, de origem latina STATUS (ESTADO), significou por muito tempo ciência dos Negócios do Estado. Nas mãos dos estadistas era uma verdadeira ferramenta administrativa, pois registrava o número de habitantes, de nascimentos, de óbitos, faziam estimativas das riquezas individual e social, distribuía terras aos povos, cobravam impostos, etc. No século XVII, a nova ciência (ou método mais cientifico) foi batizada por Gottfried Achenwall como o nome de ESTATÍSTICA. A estatística tem evoluído até o dia de hoje, como uma ferramenta auxiliar de todas as ciências; ela utiliza números para a coleta, organização, resumo e apresentação de dados e também para a obtenção de conclusões e a tomada de decisões razoáveis.
1.1- O QUE É ESTATÍSTICA
É a parte da matemática que fornece métodos para coleta, organização, descrição, analise e interpretação de dados para tomada de decisões.
Aplicações Usuais da Estatística
- Índices econômicos- Taxas de natalidade e mortalidade- Eleições- Pesquisa de opinião- Pesquisa de mercado
1.2 – TIPOS DE ESTATÍSTICA
1.2.1) Estatística Descritiva - É a parte da estatística que procura descrever e analisar um certo fenômeno.
1.2.2) Estatística Inferencial – É a parte da estatística que se preocupa em tirar conclusões e fazer interpretações dos resultados obtidos.
1.3 - POPULAÇÃO VERSUS AMOSTRA
Em estatística uma população não necessariamente significa um ajuntamento de pessoas. Pode, na verdade, representar um ajuntamento de pessoas ou de qualquer tipo de item, como, por exemplo, casas, livros, aparelhos de televisão ou carros. A população de interesse geralmente é chamada de população-alvo.
População ou População-Alvo – É a coleção de todas as observações sobre determinado fenômeno.
Amostra – É o conjunto de dados observados ou extraídos da população.
Censo e Pesquisa por Amostragem – Uma pesquisa que inclui todos os membros da população é chamada de censo. A técnica de