Dosagem e rendimento de iodo
Governador Valadares
Junho de 2003
1.0- INTRODUÇÃO
O objetivo de se titilar uma solução alealina, por exemplo, com uma solução padrão de um ácido é determinar a quantidade de ácido que é exato equivalente químico da quantidade de base presente. O ponto em que isso ocorre é o ponto de equivalência, o ponto estequiométrico ou ponto final teórico. Se o ácido e a base forem eletrólitos fortes, a solução no ponto de equivalência será neutra e terá ph igual a 7, porém se o ácido ou a base forem um eletrólito fraco, a solução estará hidrolisada num certo grau e o seu ponto de equivalência será ligeiramente alcalino ou ácido.
O método direto de titulação Iodométrica (chamada algumas vezes de Iodimetria) consiste na titulação por uma solução padrão de Iodo. O método indicado de titulação do Iodo libertado numa reação química. O potencial padrão de redução do sistema é reversível.
O Iodo livre, como os outros halogênios é capaz de retirar elétrons às substâncias que os cedem com facilidade (redutor) e por isso é um oxidante. Os íons I¯ cedem facilmente os elétrons com presença de uma substancia capaz de os captar (oxidante). Os Íons I¯ comportam-se, assim como um redutor.
A reatividade do Iodo, foi apenas uma observação para explicar, uma sublimação do Iodo, com um vapor violeta, e uma formação de Iodeto de Zinco, na reação Zn + I2 = ZnI, onde um metal e uma não metal se misturam, ocorrendo uma reação exotérmica com uma liberação de calor, durante o contato com a água.
2.0- MATERIAIS
Béquer de 100 ml;
Bureta de 50 ml;
Erlenmeyer de 250 ml;
Pipeta volumétrica de 20 ml;
Pipeta de 1 ml;
Proveta de 10 e 100 ml;
Vidro de relógio.
3.0- REAGENTES
Solução de iodo preparada anteriormente;
Iodo metálico;
Zinco metálico em pó;
Solução padronizada de Na2S2O3, dispersão de amido.
4.0- PROCEDIMENTO
Primeiramente colocamos 40ml de solução de Iodo no Erlenmeyer, depois diluímos aproximadamente 100ml de água destilada.
Na