Padronização de ácido clorídrico com tetraborato de sódio
A confiabilidade de um resultado analítico depende do quanto se tem conhecimento quantitativo exato dos reagentes utilizadas. É por esse motivo que, ao trabalhar com soluções, é indispensável saber exatamente sua concentração. Para isso pode-se fazer uso de titulações, porém, para que esta técnica seja empregada com a finalidade de padronizar uma solução, as reações envolvidas devem:
•
Ser simples e rápida;
•
Ocorrer de modo que a substância a ser determinada reaja completamente com o reagente em proporções estequiométricas ou equivalentes; •
Apresentar alteração de alguma propriedade física ou química da solução no ponto de equivalência;
•
Dispor de um indicador capaz de definir claramente, pela mudança de uma propriedade física (cor ou formação de precipitado) o ponto final da reação.
Em suma, uma titulação consiste em adicionar uma solução padrão primário ou que tenha sido previamente padronizada (titulante) naquela que se deseja padronizar (titulado), até que a reação se complete. Assim, o titulante é adicionado gota-a-gota, com o auxílio de uma bureta, sobre o titulado, que geralmente é colocado em um erlenmeyer juntamente com um indicador de pH.
Ao observar mudança na coloração do titulado deve-se parar a adição do titulante, pois esta mudança física indica o final da titulação (ponto de equivalência). Com base no volume de titulante utilizado e tendo conhecimento da estequiometria da reação, calcula-se a concentração exata do titulado.
Porém, para maior confiança, costuma-se repetir esta técnica quantas vezes forem necessárias.
Objetivo
A
técnica
3
foi
referente
a
padronização
de
uma
solução
aproximadamente 0,1M de ácido clorídrico com uma solução padrão de tetraborato de sódio. Assim, foi possível determinar, com exatidão, a concentração do ácido contido no frasco, cujo número é 2, que será utilizado para posteriores técnicas ao longo do semestre.
O procedimento