Padronização de soluções
CENTRO TECNOLÓGICO – CTEC
ENGENHARIA AMBIENTAL
PADRONIZAÇÃO DE SOLUÇÕES
Disciplina: Laboratório de Química Ambiental I
Professor: Roberto Augusto Caffaro Filho
Aluna: Kamila Martins
Maceió
2009
Introdução
Nesse relatório será abordado o tema Padronização de Soluções. Padronizar uma solução é determinar a quantidade equivalente de uma solução para que se neutralize uma quantidade conhecida de outra solução. Assim, solução padrão é uma solução com concentração exatamente conhecida.
No preparo de soluções, como em todo procedimento experimental, alguns erros podem ser cometidos. Através do processo de padronização é possível verificar o quanto a concentração da solução preparada aproxima-se da concentração da solução desejada. Existem substâncias com características bem definidas, conhecidas como padrões primários, que são utilizadas como referência na correção da concentração das soluções através do procedimento denominado padronização ou fatoração. Tal procedimento consiste na titulação da solução de concentração a ser determinada com uma massa definida do padrão primário adequado.
Titulação de uma solução significa determinar a concentração de uma solução A medindo-se o volume de uma solução B de concentração conhecida, que reage completamente com um volume conhecido da solução A.
Para a realização desse experimento foram usados os seguintes equipamentos e vidrarias: haste de suporte universal com garra, pipeta volumétrica, béqueres, pêra, bureta, chapa de aquecimento com agitador magnético e erlenmeyer.
Foram realizadas experiências com três tipos de soluções: solução de ácido clorídrico, solução de hidróxido de sódio e solução de ácido oxálico. No