PREPARO E PADRONIZAÇÃO DE SOLUÇÃO DE HCL
1. Introdução
Os reagentes comumente usados na preparação de soluções padrões ácidas são os ácidos clorídrico e sulfúrico. Os dois são encontrados no comércio na forma de soluções concentradas. Mediante diluição apropriada, pode-se preparar com facilidade qualquer solução com uma concentração aproximada.
As soluções preferidas são as de ácido clorídrico, pois são estáveis indefinidamente e podem ser usadas na presença da maior parte dos cátions sem sofrer interferência devido a formação de sais solúveis.
O ácido sulfúrico forma sais insolúveis com os hidróxidos de bário e de cálcio. Nas titulações de líquidos quentes, ou nas determinações que exigem fervura com excesso de ácido durante certo tempo, o ácido sulfúrico padrão é, no entanto, o preferível. O ácido nítrico é raramente empregado, pois quase sempre contém um pouco de ácido nitroso que tem uma ação destrutiva sobre muitos indicadores.
Um método adequado para preparar uma solução é obtê-la com concentração aproximada e em seguida padronizá-la com uma substância alcalina padrão primário, por exemplo, o tetraborato de sódio
(Na2B4O7.10H2O) ou o carbonato de sódio anidro (Na2CO3). A solução padronizada pode ser utilizada para determinar alcalinidade de diversas amostras.
2. Objetivos
Preparar e padronizar uma solução de ácido clorídrico 0,1 mol/L.
3. Materiais
- Pipeta graduada de 10 mL - Balão volumétrico de 250 mL
- Erlenmeyer 250 mL - Proveta de 50 mL
- Bureta de 50 mL - Béquer de 50 mL
4. Reagentes
- Ácido clorídrico (P.A.) - Alaranjado de metila 1%
- Carbonato de sódio (P.A.)
5. Procedimento experimental
5.1. Preparação da Solução de Ácido Clorídrico 0,1 mol/L
Cuidado: ácido clorídrico concentrado é altamente tóxico e corrosivo.
Utilizando os dados do rótulo (36,5-38% HCl, M.M. 36,46 g/mol, e densidade 1,19 g/mL), calcule o volume do ácido concentrado necessário para preparar 250 mL de solução 0,1 mol/L.
Na capela com o