Padronização de naoh e hcl
Preparação e padronização de soluções de hidróxido de sódio e ácido clorídrico, utilizando biftalato de potássio como parão primário.
II. OBJETIVOS:
Preparar soluções.
Determinar concentração.
Titular soluções.
Padronizar solução de padrão secundário a partir de um padrão primário.
III . INTRODUÇÃO TEÓRICA:
Em análise volumétrica, a concentração ou massa da amostra é determinada a partir do volume da solução titulante de concentração conhecida. Qualquer erro na concentração da solução titulante levará a um erro na análise.
O processo da adição da solução padrão até que a reação esteja completa é chamado de titulação, o reagente de concentração exatamente conhecida é chamado de titulante e a substância a ser determinada é chamada titulada. Sabendo-se qual a quantidade da solução padrão necessária para reagir totalmente com a amostra e a reação química envolvida calcula-se a concentração da substância analisada.
O ponto exato onde reação completa é chamado de ponto de equivalência ou ponto final teórico.
O término da titulação é percebido por alguma modificação física provocada pela própria solução ou pela adição de um reagente auxiliar, conhecido como indicador. O ponto em que isto ocorre é o ponto final datitulação
A determinação da concentração do titulante deve ser realizada, preferencialmente, através do mesmo método que será aplicado na análise, neste caso a titulação de neutralização, mas ela aplica-se às outras volumetrias, gravimetria e métodos instrumentais.
Em qualquer reação estequiométrica, o número de equivalentes dos reagentes devem ser iguais. Partindo-se desse princípio, temos:
A + B→ C, onde A é a amostra e B o titulante neqA = neqB mA/EqA = NB . VB ou NA . VA = NB . VB
Alguns parâmetros que todas substâncias ditas padrões primários devem seguir:
• Devem ser de fácil obtenção no mercado a preço razoável
• Fácil de purificar, secar (110oC a 120oC), sem água na composição (de hidratação, de