Preparo e padronização de hcl e naoh
Alessandra Botelho - 48529; Thaís Santos - 48542; Victória Perceval - 53416
Palavras Chave: padronização, preparo, titulação
Introdução
O preparo e a padronização de uma solução são técnicas que dependem uma da outra. Para a padronização é feita uma titulação, que é conhecida como um dos procedimentos analíticos mais exatos, são amplamente utilizadas em química analítica para determinar ácidos, bases, oxidantes, redutores, íons metálicos, proteínas e muitas outras espécies. São baseadas em uma reação entre o analito e um reagente padrão conhecido como titulado. Na padronização se titula um ácido ou base a partir de uma solução primária. A quantidade de titulante é variada até que a equivalência química seja alcançada, como indicado pela mudança de cor de um indicador químico. Essa técnica é realizada para encontrar a exatidão da concentração da solução utilizada.
Objetivos
O objetivo do procedimento analítico realizado em aula foi o preparo de padronização de ácido clorídrico (HCl) e hidróxido de sódio (NaOH).
Materiais e Métodos
Materiais
1) Balão volumétrico 1000 mL
2) Bureta 50 mL
3) Béquer de polietileno de 50 mL
4) Erlenmeyer de 250 mL
5) Pipeta graduada de 5 mL
6) Pipeta volumétrica de 20 mL
Reagentes:
1) Ácido fosfórico (H3PO4) 0,1 mol.L-1
2) Hidróxido de Sódio (NaOH)0,1 mol.L-1.
3) Timolftaleína 0,1 %.
4) Alaranjado de metila 0,2%
Procedimento experimental:
Transferir 5 mL de ácido fosfórico para um balão volumétrico de 1000 mL. Completar o volume com água destilada, homogeneizando a solução.
Transferir uma alíquota de 20 mL pra um erlenmeyer de 250 mL e adicionar 4 gotas de alaranjado de metila. Titular com hidróxido de sódio (previamente padronizada), até que a solução se torne amarela. Após anotar os volumes da titulação feita em triplicata.
Transferir uma nova alíquota de 20 mL para erlenmeyer de 250 mL que esteja limpo. Adicionar 4 gotas de timolftaleína e titular