Plano de negocios
Há algum tempo, o conceito de ocupação física se concentrava mais na área do que na altura. Em geral, o espaço destinado à armazenagem era sempre relegado ao local menos adequado. Com o passar do tempo, o mau aproveitamento do espaço tornou-se um comportamento antieconômico.
Não era mais suficiente apenas guardar a mercadoria com o maior cuidado possível. Racionar a altura ocupada foi a solução encontrada para reduzir o espaço e guardar maior quantidade de material.
A armazenagem dos materiais assumiu, então, uma grande importância na obtenção de maiores lucros. Independentemente de como foi embalado o material, ou de como foi movimentado, a etapa posterior é a armazenagem.
Os termos “armazenagem” e “estocagem” são frequentemente usados para identificar coisas semelhantes. Mas, alguns preferem distinguir os dois, referindo-se à guarda de produtos acabados como “armazenagem” e à guarda de matérias-primas como “estocagem”.
.
2 – DEFINIÇÕES
É fundamental iniciar por esclarecer aquilo que entendemos por Logística, haja vista a grande popularização do tema sem uma definição mais elaborada e especializada. Entendemos por Logística “todo o processo de planejar, implementar e controlar o fluxo e armazenagem, eficaz e eficiente em termos de custos, de matérias-primas, materiais em elaboração e produtos acabados, bem como as informações correlatas, desde o ponto de origem até o ponto de consumo, com o propósito de atender às exigências dos clientes".
E é nesse contexto que se faz necessário o aperfeiçoamento de conceitos e técnicas que assegurem a disponibilidade do produto certo, na qualidade certa, ao preço certo, na hora certa, sem avarias e acompanhado da documentação correta.
A Gestão de Materiais trata especificamente do Planejamento e Controle de Materiais (PCM). Entendemos que Planejamento seja o processo de determinar diretriz e ações futuras coordenadas visando aumentar a probabilidade de alcançar os resultados desejados ou propostos.