padre
O C é "Case Sensitive", isto é, maiúsculas e minúsculas fazem diferença. Se declararmos uma variável com o nome soma ela será diferente de Soma, SOMA, SoMa ou sOmA. Da mesma maneira, os comandos do C if e for, por exemplo, só podem ser escritos em minúsculas pois senão o compilador não irá interpretá-los como sendo comandos, mas sim como variáveis;
Palavras Reservadas do C
Todas as linguagens de programação têm palavras reservadas. As palavras reservadas não podem ser usadas a não ser nos seus propósitos originais, isto é, não podemos declarar funções ou variáveis com os mesmos nomes de palavras reservadas. Exemplo: if, else, for, break, etc;
Introdução às funções
Uma função é um bloco de código de programa que pode ser usado diversas vezes em sua execução. O uso de funções permite que o programa fique mais legível, mais bem estruturado. Um programa em C consiste, no fundo, de várias funções colocadas juntas.
Argumentos
Argumentos são as entradas que a função recebe. É através dos argumentos que passamos parâmetros para a função. As funções printf() e scanf() são funções que recebem argumentos.
Retornando valores
Muitas vezes é necessário fazer com que uma função retorne um valor. As funções que vimos até aqui estavam retornando o número 0. Podemos especificar um tipo de retorno indicando-o antes do nome da função. Mas para dizer ao C o que vamos retornar precisamos da palavra reservada return. Sabendo disto fica fácil fazer uma função para multiplicar dois inteiros e que retorna o resultado da multiplicação.
Apresentamos aqui a forma geral de uma função: tipo_de_retorno nome_da_função (lista_de_argumentos)
{
código_da_função
}
Char
No C uma string é um vetor de caracteres terminado com um caractere nulo. O caracter nulo é um caractere com valor inteiro igual a zero (código ASCII igual a 0).
Para trabalhar com strings, teremos que utilizar a função gets(). Dessa forma:
#include int main ()
{
char nome[100];