padre
Anos 1960 - Com a importância que a energia assume no contexto econômico da época, dá-se início a produção de grupos geradores, com equipamentos de até 125 kVA.
Anos 1970 - A STEMAC inova a partir da fabricação de grupos geradores automáticos, destinados ao segmento de telecomunicações.
Anos 1980 - A produção seriada é ampliada para equipamentos de até 440 kVA. Neste período, a STEMAC marca uma nova etapa e ultrapassa as fronteiras do Rio Grande do Sul, inaugurando as primeiras filiais nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Pernambuco.
Anos 1990 - A STEMAC passa a fabricar grupos geradores de até 1941 kVA, o que possibilitou atender a todos os portes empresariais. Premiando essa trajetória ascendente, o Bureau Veritas Quality International (BVQI) confere à STEMAC a certificação ISO 9001. Também nesta década, a STEMAC intensifica sua presença no mercado nacional, instalando filiais nas principais capitais brasileiras.
Anos 2000 - Consolidado o processo evolutivo da empresa, a STEMAC passa a desenvolver projetos de cogeração de energia. Neste período, incorpora a sua linha de produtos os motores a óleo pesado, o que possibilitou à STEMAC fornecer soluções em energia para o mercado de geração distribuída no Brasil.
Ultrapassa a marca de 2.000 colaboradores e figura entre as Melhores e Maiores da revista EXAME, ranking que se baseiam em vendas líquidas, das empresas que se destacam no Brasil .
Anos 2010 - A STEMAC amplia seu parque fabril Matriz, chegando a mais de 41.000m² somados aos mais de 20.000m² de suas filiais. Estes registros evidenciam a trajetória ascendente de uma empresa que é movida a desafios.
Em julho de 2011 foi anunciada a planta de Itumbiara, localizada a 205 km ao sul de Goiânia, cidade no Estado de