Padrao primario
É um reagente puro o suficiente para ser pesado e usado diretamente. Apresenta um alto grau de pureza que serve como referência na titulação. A precisão do método é criticamente dependente das propriedades deste composto.
Quando o reagente titulante ou solução padrão é um padrão primário, ele pode ser preparado diretamente, isto é, o reagente é pesado com a maior precisão possível e dissolvido em água destilada ou deionizada, sendo a diluição realizada a um volume definido em balão volumétrico.
Requisitos para um padrão primário:
1. Alta pureza (99,9% ou superior)
2. Fácil obtenção, dessecação e conservação.
3. Estabilidade à atmosfera
4. Não deve ser higroscópico.
5. Deve ser bastante solúvel.
6. Baixo custo
7. Massa molar grande para minimizar o erro relativo a pesagem do padrão
http://www.ufjf.br/nupis/files/2011/04/aula-3-Introdu%C3%A7%C3%A3o-a-volumetria-alunos-2011.1.pdf
9 – Qual a função do indicador? Como ocorre este processo?
Um indicador ácido – base é um corante, solúvel em água, cuja cor depende do pH do meio. A mudança rápida de pH que ocorre no ponto estequiométrico de uma titulação é, portanto, sinalizada por uma mudança instantânea da cor do corante, em resposta ao pH. Esse tipo de indicador muda de cor com a variação do pH porque ele é um ácido fraco que tem uma cor na forma de ácido e outra na forma de base conjugada. No processo, um próton muda a estrutura da molécula HIn (onde In é o indicador) e faz com que a absorção de luz seja diferente na forma HIn e na forma In-. Quando a concentração de HIn é muito maior do que a de In-, a solução tem a cor na forma ácida do indicador. Quando a concentração de In- é muito maior do que a de HIn a solução tem a cor da forma básica do indicador. O ponto final da titulação ocorre quando as concentrações das formas ácida e básica, do indicador, são iguais: [HIn] = [In-]