Titulação- Exercício
DEPARTAMENTO DE QUÍMCIA E EXATAS
DISCIPLINA: QUÍMICA ANALÍTICA I
PÓS- LABORATÓRIO
Aluno (a) _____________________________________________________
Aluno (a) _______________________________________________________
Aluno (a) _______________________________________________________
Aula do dia 11 de janeiro de 2014
1- Conceitue solução padrão? Por que nem todas as soluções são consideradas como soluções padrão?
São consideradas soluções padrão aquelas que possuem concentração exatamente conhecida que pode ser obtida a partir da diluição de uma quantidade de massa conhecida de um padrão primário. Algumas soluções não são consideradas como padrão primário, pois, a maioria das substâncias com a qual se deseja preparar uma solução padrão, não possuem características de um padrão primário.
2- Qual é a diferença entre solução padrão e solução padronizada?
Uma solução padrão é a solução preparada com um padrão primário. Já a solução padronizada é uma solução preparada a partir de uma substância que não é um padrão primário, com uma concentração próxima da desejada.
3- Explique o processo de padronização? Quando ela é necessária?
O processo de padronização processa- se basicamente por preparar soluções que tenham a sua molaridade próxima da qual se deseja. Depois, deve-se padronizar essa solução pela titulação, contra uma solução de padrão primário, de concentração conhecida. E esse processo de padronização se torna necessário, quando não se encontra o reagente no qual se quer trabalhar na forma pura.
4- Defina padrão primário? Quais os requisitos para que uma substância seja considerada como um padrão primário? Por que é necessário secá-lo antes de sua utilização?
Um padrão primário é uma substância empregada como titulante em uma análise volumétrica apresentando um alto grau de pureza. Os requisitos para uma substância ser considerada como padrão primário são:
Pureza elevada;
Estável a