Substancias e tals
Titulo: obtenção e purificação de substância
Objetivos:
Obter substancia a partir de outras por meio de reação química; e
Aprender técnicas de separação
Introdução Conforme visto na pratica anterior, novas substancias podem ser obtidas por intermédio de reações químicas. As reações químicas são denominadas transformações químicas, na qual novas substancias são formadas [1]. No entanto, para se obter a nova substância em forma realmente pura, é necessário misturar os reagentes em proporções exatas de massa ou eliminar, depois da reação, o excesso de um dos reagentes. Se a reação for realizada em meio aquoso, tem-se ainda que eliminar a água. Além disso, se resultar numa reação mais que uma substância, obter-se-á, na realidade, uma mistura, que deverá ser fracionada, separando-se as diferentes substâncias.
Materiais e Reagentes
Papel filtro
Papel-tornassol
Funil analítico
Conta-gotas
Béquer de 50 mL
Álcool etílico
HCl
NaOH
Placa aquecedora da marca Quimis
Parte experimental
Obtenção do NaCl
Coloque 10 mL de hidróxido de sódio (NaOH) de quantidade PA num béquer de plástico de 50mL. Com o auxilio de conta-gotas, adicione acido clorídrico (HCl) concentrado de qualidade PA até aparentar que todo o NaOH foi consumido. Adicione então mais um pouco (algumas gotas). Que você observa?
Como não se utilizaram quantidades estequiométricas dos reagentes, é necessário colocar um deles em excesso. Qual você sugere?responda, considerando as seguites informações:
NaOH- pouco solúvel em álcool etílico;
NaOH- não evapora em baixas temperaturas;
HCl- muito solúvel em álcool etílico;
HCl- evapora em baixas temperaturas;
NaCl- não evapora e baixas temperaturas;
NaCl- muito solúvel em água;
NaCl- pouco solúvel em álcool etílico.
Conclui-se que o excesso de HCl é conveniente por ser de mais fácil eliminação que o de NaOH. Para certificar se realmente há HCl em excesso no sistema, verifica-se o pH com papel-tornassol azul que,