CARGAS PERIGOSAS
Substâncias perigosas para o ambiente aquático
Em qualquer parte do porto onde tais substâncias estejam presentes deve haver meios adequados de prevenir que tais substâncias entrem no solo, áreas aquáticas ou sistemas de drenagem.
Obs: Seria impossível lacrar completamente a área do porto, para prevenir que substâncias perigosas para o meio ambiente aquático entrem no solo, entretanto se existem áreas onde somente um tipo específico de carga, por exemplo, granéis líquidos são manuseados ou armazenadas, o piso deve ser lacrado. Isso pode não ser possível nos portos já existentes, mas seria desejável para novos portos. Em outras áreas outros meios devem ser usados, como absorventes disponíveis para algum caso de derramamento acidental.
Quando praticável um sistema de drenagem deveria estar disponível, com válvulas fecháveis fossas ou reservatórios e instalações de descarga de água contaminada no litoral. E tal área deveria ser separadas por paredes de contenção, não deveria ser permitida a entrada de explosivos na área do porto a menos que a Autoridade Reguladora tenha dado permissão para o manuseio de explosivos. Isso inclui explosivos em trânsito.
As substâncias de classe 1 só deveriam ser permitida na área do porto para o transporte do navio ou para o navio (importação e exportação). Entretanto situações podem ocorrer apesar de todas as precauções essas cargas tem que permanecer na área do porto por várias horas. Nessas situações deve se ter um local especial para a permanência de tais substâncias por pouco tempo.
Um exemplo de tal instalação especial seria um depósito que:
Consistiria de uma área rodeada pelos três lados de paredes de aço duplas entremeadas de areia. ; Tenha no seu quarto lado uma porta de aço de fechadura dupla;
Seja sem teto;
Seja acessível por rodovia e ferrovia;
Tenha um sistema de sprinkler instalado;
Tenha um tanque para estocagem por baixo com capacidade para coletar água