Dota
Distensão muscular ou estiramento muscular ocorre quando o musculo se estica demais e vai além do necessário geralmente ocorre no momento de grande esforço físico , e pode acontecer tanto em uma pessoa sedentária tanto quanto um atleta de alto rendimento .o Estiramento não é uma lesão muito grave mas causa dores e incapacidade de realizar os movimentos em sua perfeição e necessita de tratamento com profissionais no caso um fisioterapeuta , para evitar o estiramento muscular deve se alongar antes de qualquer atividade física .
Desenvolvimento
Tipos de Distensão:
Distensão aguda: acontece quando os tendões e os músculos são solicitados a fazer uma contração repentina, de forte intensidade. Exemplos são as contusões musculares que ocorrem durante a prática de esportes competitivos, quando levantamos objetos pesados do chão ou fazemos força brusca contra uma resistência.
Distensão crônica: surge em consequência de exercícios repetitivos, prolongados, que solicitam sempre os mesmos músculos. São as distensões musculares que atingem os corredores, os ciclistas e os que praticam esportes competitivos.
Graus de distensão:
Grau 1 : poucas fibras rompidas , apresentar danos leves , restauração rapida dos musculos , breve limitação do movimento .
Grau 2 : numero de fibras lesionadas é maior . mesmos sintomas porem com maior intensidade .
Grau 3 : perda total das fibras , perda da função , presença de edema e hematoma .
Diagnóstico:
O diagnóstico precoce e o prognóstico, com relação à lesão, são informações valiosas que devem ser repassadas ao departamento médico, ao clube e ao atleta, pois podem inviabilizar treinamentos e competições gerando também custos extras .
Lesões musculares correspondem à maior porcentagem de lesões, 47% no último levantamento da CNMF (Comissão Nacional de Médicos do Futebol/CBF), de dois campeonatos brasileiros consecutivos .
Tratamento:
Inicial: Após tratamento inicial na fase aguda da lesão, com gelo, repouso, elevação,