Pacto da Educação
Ana Maria Miranda Vaz
A mudança no campo da aprendizagem se funda na evolução do conceito desta, a qual sofreu mudanças devido a nova postura de um educando inserido em um contexto de terceira revolução industrial, de democratização, inclusive educacional.
Ademais atualmente sua concepção sob o prisma conservador , no qual o educando era considerado um depósitos de idéias , um ser pacifico, tornou-se obsoleta em função de uma nova postura do educando , tornando a metodologia aplicada a avaliação um meio ineficaz, frente ao que hoje é considerada a avaliação, processo diagnóstico de avaliação pautado em aspectos quantitativos e qualitativos. Assim a caracterização de um erro construtivo se dá por meio de uma avaliação que visa a correção por meio de um feedback, cuja principal função é reavaliar o que fora apreendido ou não. Logo, a análise dos erros cometidos pelos estudantes poderá contribuir para a melhoria dos processos avaliativos das disciplinas escolares, uma vez que estes se sentirão motivados em aprender sem medo de errar, aguçando sua capacidade crítica.
Não obstante, os critérios absolutos sejam a base para as medidas de avaliação referenciadas e os relativos, determinem as medidas referenciadas as normas .
Ressalta-se ainda, que a atribuição de notas encontra-se relacionada a avaliação diagnostica, o que de certa forma apresenta-se como um ponto positivo, não eximindo o reconhecimento da metodologia aplicada que pode ser considerada como um ponto negativo à depender de como esta vêm sendo realizada. Neste sentido é perceptível uma evolução dos educandos com relação a participação das avaliações externas, como por exemplo o ENEM.
O incentivo ofertado pelos professores que com certeza acabam adaptando tais conteúdos a grade curricular, propiciam uma oportunidade única na vida do educando- a de se preparar de forma consciente.
Assim têm sido os maiores desafios no campo da avaliação educacional no transcurso