Pacifismo
Murilo Gargano, n: 20, 1ª
Pacifismo
Trabalho elaborado para obtenção de nota bimestral parcial para a disciplina religião, no 1 bimestre de 2015, professor André
São Paulo
2015
Sumário
1. Introdução 3
2. Conceito de Pacifismo 4
3. Fases do Pacifismo 5
4. Líderes Pacifistas 6
5. Prêmio Nobel da Paz 7
6. Últimos Ganhadores do Prêmio 8
7. Conclusão 9
8. Bibliografia 10
Introdução
Este trabalho tem o objetivo de explicar o que é o Pacifismo, suas fases e os principais líderes pacifistas e falar um pouco sobre o Prêmio Nobel da Paz.
Capítulo 1 - Conceito de Pacifismo – O que é o Pacifismo ? Este capítulo fala sobre
3
Conceito de Pacifismo
O pacifismo é o conjunto das doutrinas que visam promover a paz entre as nações. O conceito, deste modo, deriva da paz, isto é, a ausência de violência ou guerra, e o estado de calma e tranquilidade.
Exemplos: “O candidato da oposição é um reconhecido líder do pacifismo”, “Os dirigentes deveriam entender que o pacifismo é a única opção nas relações internacionais”, “Quando o mundo pôs de lado o pacifismo, as guerras voltaram a dominar a cena”.
Os pacifistas, por conseguinte, opõem-se a toda as formas de violência. O pacifismo pode considerar-se como uma ideologia, embora se costuma traduzir num movimento político, social ou religioso que incita activamente a deixar de lado os confrontos violentos.
O pacifismo advoga a favor do diálogo, do intercâmbio cultural e da diplomacia na relação entre os povos. Para enfrentar a violência, obviamente, não propõe métodos violentos, pois é a favor da objecção de consciência (desobedecer a certas normas jurídicas que considera contrárias à ética pessoal), da desobediência civil (uma insubmissão ao direito por questões morais) e da resistência não violenta (com uma greve, um boicote, etc.).
Enquanto doutrina, o pacifismo remonta aos primeiros anos do cristianismo, época em que se tomavam sermões como