Guerra e ética Cristã
Estamos vivendo em um mundo, por demais modernizado, com o advento da globalização e dos avanços tecnológicos onde em pleno século 21, as nações vêm sendo fortemente influenciadas pelo pensamento relativista onde algo que é bom para uns não precisa, necessariamente, ser bom para o outro. Dessa forma temos um grande desafio ante a uma sociedade que em sua grande maioria já perdeu a noção ética de suas atitudes morais, uma sociedade que está entregue a libertinagem e às praticas comportamentais ilícitas e por que não, muitas vezes egoístas. Como cristãos, saber discernir o que é moral, imoral, amoral, ética e ética cristã faz-se muito necessário para que possamos ter consciência de nossos atos e do que ocorre ao nosso lado, que muitas vezes passam despercebidos, por pura “ignorância”. Assim poderemos aplicá-los no nosso dia-a-dia, enquanto cristãos que somos, baseando-nos nas escrituras, com a intenção de que certos comportamentos não venham atingir a igreja de Cristo.
1. ÉTICA E VALORES: CONCEITOS
1. 1 - MORAL é um conjunto de normas que regulam o comportamento do homem em sociedade, e estas normas são adquiridas pela educação, pela tradição e pelo cotidiano.
1. 2 - IMORAL é o que é contrário à moral.
Ex.: A nudez do índio não é imoral, por causa do costume indígena, por causa da cultura.
1. 3 - AMORALé quando se refere a um indivíduo, este está a ser qualificado como desprovido de sentido moral. Uma pessoa amoral é, por outras palavras, aquela que pensa ou que age de forma diferente àquilo que o grupo social considera como adequada ou correta. Um comportamento amoral não é moralmente censurável nem desejável, uma vez que é tido em conta com base em parâmetros externos à moral.
1. 4 - MORAL CRISTÃ são costumes religiosos.
1. 5 – ÉTICA é o domínio da Filosofia que procura determinar a finalidade da vida humana e os meios de alterá-la. Ética significa, etimologicamente, “costume, conjunto de atos