Estabelecer A Rela O Entre Neo Liberalismo E O Construtivismo
Para a explanação desse processo podemos iniciar o texto com uma indagação. O que é construtivismo? Qual a sua relação com o Neo-liberalismo?
A partir desses questionamentos é possível pensar uma descrição do processo visando a compreensão do mesmo e suas representações dentro da educação escolar, seus impactos, seus ideais, visíveis e invisíveis que tem como o foco o mercado, a economia do Estado.
Enfim a teoria construtivista é oferecida nos Parâmetros Curriculares Nacionais é é uma investida do capital na educação escolar, onde os indivíduos formados nesses critérios ideológicos neo-liberal são expostos a um construto ideológico político e econômico, com fins administrados a partir da crise mundial que seu na década de 70; uma educação pautada em uma estrutura de mercado voltada para o interesse do capital cujo a natureza é esvaziar o ser humano por completo com a pedagogia na perspectiva do “aprender a aprender”, fazendo com o que o indivíduo queira aprender qualquer coisa que proporcione sua impulsão e inserção no mercado, tolindo sua subjetividade de sujeito e o tornando-o mais racional e objetivo possível, trabalha com a sua adaptação diante dessa nova ordem.
A teoria construtivista é uma corrente intrínseca nos PCNS, com a iniciativa partindo do MEC, e é tido como referência para a formulação dos currículos escolares em todo país. Segundo SAVIANI isso nada mais é que uma ressignificação do escolanovismo, ou seja, a capacidade desse individuo de se adaptar-se atavés da busca pelo conhecimento, dando outras formas diante das transformações gestadas pela globalização, pelo capital e seu predomínio.
Segundo o autor, a denominação “construtivismo” surgiu a partir do entendimento de que:
[...] a fonte do conhecimento não está na percepção, mas na ação, conduz à conclusão de que a inteligência não é um órgão que imprime, que reproduz os dados da sensibilidade, mas que constrói os conhecimentos. Está