Pacientes na uti
A UTI é um ambiente diferenciado que visa a manutenção da vida e recuperação da saúde de pessoas que necessitam de um acompanhamento mais intensivo do seu estado de doença. Tem uma série de recursos tecnológicos, muitos aparelhos ligados ao paciente, os exames de laboratório são frequentes e a avaliação clínica é constante. A equipe de saúde está próxima e sempre alerta para qualquer necessidade.
É de grande importância para a pessoa internada, de modo a não perder o contato familiar, ter notícias das coisas que o são importantes, receber carinho e apoio que geram conforto físico e emocional.
O Paciente
O paciente pode estar com a fisionomia diferente. Pode estar inchado, com tubos fixados em seu rosto e corpo. Estará deitado em uma cama com aparelhos ligados a fios. Você pode segurar as mãos e conversar com ele mesmo que ele esteja aparentemente dormindo e não conseguir responder. http://www.hu.ufsc.br/uti/paciente.html
Abordagem ao paciente no cenário de tratamento intensivo Os objetos da Terapia Intensiva são para reduzir a morbidade e a mortalidade, manter a função orgânica e restaurar a saúde. A medicina intensiva não se limita especificamente a uma população, doença, diagnóstico ou sistema orgânico.
Livro: Cecil Medicina – Goldman Ausiello
* Sofrimento, expressão frequente de medo, agitação. * Taquicardia, hipertensão, sudorese intensa. * Pode manifestar dor, inquietação e descoordenação com a ventilação mecânica. * Queixas frequentes dos pacientes, algumas vezes de difícil interpretação. O ambiente estressante que envolve a UTI é um fator importante a ser considerado (barulho excessivo, privação de sono, procedimentos dolorosos, ventilação mecânica, medicamentos, antecipação de cirurgia, medo). A ventilação mecânica pode contribuir especialmente em estados de baixo volume corrente (hipercapnia - aumento do gás