Teste
Objetivos
•
Explicar o uso de programas de rastreamento de rotas, como tracert e NeoTrace.
•
Utilizar o tracert e NeoTrace para rastrear uma rota de seu PC a um servidor distante.
•
Descrever a natureza interconectada e global da Internet com relação ao fluxo de dados.
Contexto
O software para rastreamento de rotas é um utilitário que lista as redes que os dados têm de atravessar do dispositivo final de origem do usuário a uma rede de destino distante.
Esta ferramenta de rede normalmente é executada na linha de comando como: traceroute (Unix e sistemas semelhantes) ou tracert
(sistemas MS Windows) e determina a rota tomada pelos pacotes através de uma rede IP.
A ferramenta traceroute (ou tracert) freqüentemente é utilizada para detecção e correção de problemas na rede. Mostrando uma lista de roteadores atravessados, ela permite que o usuário identifique a rota tomada para chegar a um destino em particular da rede ou através de redes conectadas. Cada roteador representa um ponto no qual uma rede se conecta a outra rede e o pacote foi encaminhado entre elas. O número de roteadores é conhecido como o número de “saltos” que os dados viajaram da origem ao destino.
A lista exibida pode ajudar a identificar problemas no fluxo de dados ao tentar acessar um serviço como um website. Também pode ser útil ao realizar tarefas como download de dados. Se houver vários websites (espelhos) disponíveis para o mesmo arquivo de dados, é possível rastrear cada espelho para ter uma boa idéia de qual espelho seria o mais rápido de usar.
No entanto, deve-se notar que, por causa da natureza “meshed” das redes conectadas que compõem a Internet e da capacidade do Internet Protocol (IP) de selecionar diferentes caminhos pelos quais envia pacotes, duas rotas entre a mesma origem e destino percorridas com um tempo diferente podem produzir resultados diferentes.
Ferramentas como essas normalmente são embutidas