Paciente Acamado
Curso de Graduação em Enfermagem
Assistência de Enfermagem ao
Paciente Acamado
Enf.ª Esp. Ana Cláudia Martins
Rabelo Soares
Uruaçu-GO
Cuidar
de pacientes acamados é uma tarefa que requer muita atenção especial, tanto de sua família, quanto da equipe de enfermagem.
Devido ao estado de saúde, essas pessoas, na maioria dos casos, encontram-se debilitadas e precisando de apoio, paciência e compreensão.
Os
cuidados com a higiene, alimentação e transporte são fundamentais para evitar problemas que podem surgir durante o tratamento.
Manter a limpeza do ambiente, do leito e o cuidado nas trocas de roupas, no banho e no preparo dos alimentos devem ser rotina para evitar infecções e complicações futuras.
Mais
do que cuidar do corpo, essas pessoas precisam também de apoio moral, para que não se sintam um “peso” para seus familiares e cuidadores.
Trabalhar a auto-estima pode ajudar muito na melhora do estado do paciente .
Por isso, é função de todos que convivem com ele garantir que se sinta sempre querido e, sempre que possível, integrálo às atividades da família .
Cuidados com o Banho:
Deixe que o paciente escolha a melhor hora para seu banho;
Se ele puder fazê-lo sozinho, organize todo o material necessário e coloque próximo dele; Não o deixe completamente só, pois ele pode precisar de sua ajuda se algo de errado acontecer;
Verifique a temperatura da água. (O paciente pode não perceber a temperatura, se alguma parte do corpo dele estiver menos sensível);
Transporte para Cadeira de Rodas ou para Cama:
Colocar uma poltrona ou cadeira de rodas bem próximo à cama.
Quando o paciente for transferido para a cadeira, trazê-lo para a beirada do leito.
Ele poderá apresentar tonturas e cair, portanto, o enfermeiro deve ficar próximo ao paciente.
Os braços dele devem estar apoiados nos ombros do enfermeiro.
Cuidados com a Pele: