higiene do couro cabeludo em paciente acamado
As medidas de higiene cobrem várias necessidades básicas que o paciente hospitalizado normalmente é incapaz de realizar sozinho. Estes frequentemente se sentem preocupados com os odores desagradáveis, por isso que a enfermagem deve avaliar e prestar assistência de forma humanizada promovendo conforto ao paciente, uma vez que a sensação de limpeza e frescor melhora seu estado de ânimo, principalmente a limpeza do couro cabeludo a qual damos ênfase neste trabalho, que está literalmente vinculada com sua aparência pessoal.
Este trabalho tem o objetivo de enfatizar a importância da higiene do couro cabeludo do paciente acamado, e explicar os procedimentos para se realizar a técnica.
Higienização do couro cabeludo do paciente acamado O simples ato de se lavar o cabelo, pode produzir numa pessoa acamada, sentimentos positivos de pertença, renovando sua força e motivação perante a situação em que se encontra.
Uma doença ou incapacidade pode impedir que o paciente cuide dos cabelos diariamente, os cabelos de um paciente imobilizado tornam-se rapidamente emaranhados, os curativos podem deixar sangue coagular ou solução antisséptica nos cabelos, sendo necessária a observação dos enfermeiros. Segundo CAPERNITO (2000).
Muito além de manter o cabelo limpo, as lavagens regulares evitam o desgaste e enfraquecimento tanto do cabelo, quanto do couro cabeludo, melhorando a circulação no mesmo.
O procedimento deve ser realizado de modo rotineiro de modo a satisfazer as necessidades de higiene do paciente, ela deve ser capaz de manter a limpeza e a integridade do cabelo e couro cabeludo.