Oxidação e redução
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SANTA CATARINA
DEPARTAMENTO ACADÊMICO DE ELETRÔNICA
Curso: Engenharia Eletrônica
Disciplina: Química Geral
Professor: Eduardo Niehues
REAÇÕES DE OXIDAÇÃO E REDUÇÃO EM SOLUÇÃO AQUOSA
Grupo: Augusto Daniel Rodrigues Guilherme Mota Sagaz Maressa da Silva Paulo Souza Matheus Henschel
Florianópolis-SC
05 de maio de 2014
Índice
1 Introdução
“Outro tipo de reação comum em solução aquosa envolve a transferência de elétrons entre duas espécies. Esta reação é conhecida como reação de oxidação-redução ou reação redox. Muitas reações conhecidas se encaixam nessa categoria, incluindo a reação de metais com ácidos.”(MASTERTON;HURLEY, 2010, p. 84)
Em uma reação redox uma espécie perde, isto é, doa elétrons e é dita oxidada. A outra espécie, que ganha (ou recebe) elétrons, é reduzida. A oxidação e a redução ocorrem juntas na mesma reação, não há como ter uma sem a outra. As duas espécies que trocam elétrons em uma reação redox recebem nomes especiais. O íon ou molécula que recebe elétrons e denominado agente oxidante, pois ao aceitar elétrons ele causa a oxidação da outra espécie. Por sua vez, a espécie que doa elétrons é denominada agente redutor, pois é quando a reação ocorre, ele reduz a outra espécie.
O conceito de número de oxidação é utilizado para simplificar a contabilidade dos elétrons envolvidos em reações redox. Para um íon monoatômico o número de oxidação é simplesmente a própria carga do átomo.
Teoria necessária para o entendimento da prática e discussão posterior dos resultados. Esta teoria deve estar devidamente referenciada com numeração sequencial.
2 Objetivos
Com verbo no infinitivo, indicar o(s) objetivo(s) da prática.
3 Materiais e métodos
3.1 Materiais
Informar, na forma de